top of page

CULTURA: Mangaratiba recebe etapa Costa Verde de escuta da Política Nacional Aldir Blanc

  • Foto do escritor: Felipe Barbosa
    Felipe Barbosa
  • 22 de mai.
  • 2 min de leitura



Mangaratiba, nesta terça-feira (21), foi palco de um importante encontro cultural: a cidade sediou a Etapa Costa Verde do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ).


O evento, realizado no histórico Casarão Reserva do Sahy, reuniu produtores(as) e fazedores(as) de cultura da região com o objetivo de contribuir na construção coletiva da nova fase da Política Nacional Aldir Blanc — um instrumento fundamental para o fortalecimento das políticas culturais em todo o Brasil.


Durante a abertura da atividade, a professora e historiadora Mirian Bondim destacou a importância do espaço onde a escuta aconteceu. Segundo ela, "o casarão fazia parte do antigo Engenho do Gago, construído por Manuel Antunes Suzano em 1771. Era um grande engenho de açúcar e que produzia cachaça até a abolição da escravidão em 1888". A fala da professora resgatou a memória do território, lembrando que pensar cultura também é valorizar a história local.


O secretário municipal de Cultura de Mangaratiba, Nelson Leite, também participou da abertura e reforçou a importância da mobilização popular nesse processo:


"A participação da sociedade é fundamental, pois é por meio desse diálogo que o gestor passa a conhecer as demandas e as reais necessidades de cada município. Isso permite a construção e o fomento de planos de ação voltados para atender os fomentadores de cultura, que por sua vez atendem os consumidores de cultura", afirmou.


Ao longo do encontro, representantes de diversos segmentos culturais puderam apresentar demandas, sugestões e experiências, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e adequadas às realidades regionais.

A escuta em Mangaratiba representa um passo essencial no compromisso do Estado com a cultura fluminense, valorizando a participação popular e a diversidade artística como pilares centrais da nova Política Nacional Aldir Blanc. Texto: Felipe Barbosa Imagens e Edição: Ramon Pózes Locução: Majuh Medeiros

 
 
 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Giovanna
24 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Enfim um vídeo que não tem apenas 60 segundos .

Curtir

Simone
23 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Amei a reportagem! É de muita importância as informações chegarem a todos. Estamos fazendo cultura❤️

Curtir
bottom of page